terça-feira, 23 de outubro de 2012

VENTOS CHEGAM A 55 KM NO CEARÁ E CAUSANDO DANOS

Vento forte derrubou cobertura de quadra em Pindoretama (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) 
Ventos no Ceará chegam a 55 quilômetros por hora nesta época do ano e causam estragos no estado. Em média, a velocidade dos ventos nesta época do ano é quase o dobro da velocidade no primeiro semestre.
"Normalmente a média fica entre 10 e 15 quilômetros por hora, e a gente observou que chegou até 24 quilômetros por hora a média. Com picos de 55 quilômetros por hora", explica a meteorologista Cláudia Rickes, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros recebe vários pedidos de poda de árvores, para evitar que elas caiam com a força dos ventos. De janeiro a outubro de 2012, foram 348 chamadas relativas à prevenção de acidentes com vento.
"Se faz necessário que as pessoas principalmente ao estacionar os seus veículos, elas não estacionem embaixo de árvores nesta época. Os ventos podem surpreender e esta árvore pode vir a tombar", diz o major Valdyano da Luz, do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Funceme, os ventos vão reduzir de intensidade no próximo ano, com a chegada da estação chuvosa. Uma das causas dos ventos acima da média nesta época, segundo a Funceme, é o baixo nível de chuva.
Na semana passada, uma adolescente morreu atingida por um muro que foi derrubado com rajadas de vento. Também na semana passada, o vento derrubou a cobertura de uma quadra de futebol de uma escola em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ninguém ficou ferido.
Esses ventos afetaram recentemente nosso distrito com a perda total do Ginásio Poliesportivo Brigelzão aque em Campanário, por conta destes ventos, problema gravíssimo amigos.
Com informações do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!