quinta-feira, 14 de junho de 2012

CEARÁ REGISTRA 6ª PIOR SECA DESDE 1950


O Ceará registrou este ano a sexta pior seca desde 1950, ano em que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) passou a computar dados sobre chuvas no Estado.
A pior seca registrada pela Funceme foi em 1958, seguida pelos anos de 1998, 1993, 1951, 2010 e 2012. Segundo meteorologistas, este ano, o clima no Ceará seria influenciado pelo fenômeno La Niña, em que acontece o resfriamento da temperatura de superfície do Oceano Pacífico. “Na maioria dos anos de La Niña tivemos anos de ‘normal’ a ‘chuvoso’. Este ano tivemos uma La Niña seca”, explica o meteorologista Namir melo da Funceme . Em 63 anos de compilação de dados, o fenômeno aconteceu apenas quatro vezes, nos anos 1951, 1981, 2001 e 2012. “É um fenômeno que não é muito comum. Este ano é atípico”.
O meteorologista também explicou a ocorrência de chuvas no Estado durante a madrugada e início da manhã. Segundo Namir, é um reflexo do período chuvoso na Zona da Mata, que vai de maio a agosto. Quando as chuvas estão intensas nessa área, que se estende do Recôncavo Baiano a Natal (RN), o Ceará sofre influência. "Há anos que as chuvas atingem um pouco mais o interior do Estado, mas, este ano estão na faixa litorânea e Baixo Jaguaribe”, afirma Namir melo meteorologista da Funceme.
O meteorologista revelou também que não é possível ainda fazer uma projeção da quadra chuvosa para o próximo ano. "Estamos monitorando semanalmente as condições do Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, tendo em vista as boias meteorológicas ancoradas nos oceanos. A partir de outubro ou novembro vamos ter, não uma previsão, mas um indicativo", indica
Fonte: o povo online/ senador sá informes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!