segunda-feira, 15 de abril de 2013

JOVEM DE ALCÂNTARAS DESENVOLVE A "MÃO BIÔNICA"

alt
Natural de Alcântaras, Thiago Araújo de Aquino, 23 anos reside em uma pequena comunidade rural do Sitio Caboclo. De família humilde, filho de um técnico em manutenção de eletrônicos e de uma dona de casa, Thiago afirma que estudou apenas até a 1ª série do ensino fundamental e fora da escola também trabalhava no concerto de eletros eletrônicos ( dvds/rádio/receptores). O jovem conta que o pouco que aprendeu foi ensinado pelo pai, mas criou interesse em desenvolver equipamentos criados a partir de sua própria imaginação.
Quando ainda residia em Tianguá, o jovem alcantarense começou a "estudar" uma revista em japonês ( ler e escrever algumas palavras) e com o passar do tempo começou a desenvolver suas próprias invenções. Em 2010, Thiago disse que desenvolveu uma prótese de mão mecânica ( protótipo para pessoas que tiveram a mão amputada), além de fazer que a trava da porta de seu quarto seja liberada através do uso de um cartão magnético desenvolvido com uma técnica, que somente permite a abertura da trava após reconhecer a validade do cartão que tem um código único. Posteriormente o mesmo jovem ao ler no jornal   " mão biônica: da ficção para a realidade", que estaria sendo desenvolvida nos Estados Unidos, utilizando parabrisas de carros, estruturas de aço, pedaços de CPU, durepox, fios, controle de carrinho remoto, eletrônic(que capta o sinal do controle) dentre outros equipamentos desenvolveu então a sua própria "mão biônica". O equipamento que é movido graças a energia repassada por uma bateria de celular( io de lítio) faz funcionar o circuito que movimenta o dedos da mão biônica. O mais interessante é que a invenção de Thiago, consegue pegar facilmente um copo ( com água/vazio) e até um relógio de pulso, ou seja, objetos com até 300g ou que apresente corpo aspero.
O material utilizado é resto de sucata de eletrônicos, e Thiago após desenhar seus esquemas põe toda a teoria em prática. Entretanto sem o devido apoio, as dificuldades financeiras e o desconhecimento de suas habilidades a genealididade do jovem não proporcionou maiores oportunidades a este que sonha ter seu próprio laboratório de engenharia robótica. Ele diz que a realização do sonho é a esperança de ajudar sua família através do que melhor  ama e sabe fazer. Em Alcântaras Thiago tem recebido alguns poucos incentivos de moradores da cidade, como do Chefe de Gabinete da Prefeitura.
Caso alguém deseje ajudar este jovem, e transformar seu sonho em realidade favor deixar comentário em nosso blog ou ligar para (88) 88015259. 
Fonte: Portal Jovem/SPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!