segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Comunidade rural do CE constrói em mutirão cisternas para guardar








As comunidades de Barreira, a 74 quilômetros de Fortaleza, constroem cisternas de placas para armazenar a água em sistema de mutirão. O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, destina R$ 2,86 milhões para a construção das cisternas no Ceará.
Com a seca, o açude Zeca Torres, que abastece a área, secou, e, em em várias comunidades da região, os moradores só conseguem água comprando de pessoas que têm poço ou esperando o carro-pipa.

A seleção das famílias que vão receber a cisterna é feita por técnicos da organização Barreiras Amigos Solidários, criada há 11 anos. "Primeiro, a gente identifica a comunidade dentro do município que tenha dificuldade de acesso à água para o consumo, depois selecionamos a família, sendo critério de prioridade famílias chefiadas por mulheres, que tenham renda número de idodos ou deficientes'', diz Alailson Saldanha, da organização.
Para Maria Gomes, dona de casa, e o marido, José Pereira, a situação é um pouco melhor. Com uma cisterna em casa, eles armazenaram água desde o início do ano. A água serve até para cozinhar.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!