quarta-feira, 17 de outubro de 2012

AÇUDES NO CEARÁ ESTÃO COM 55% DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Gavião é único açude do Ceará que mais de 90% do volume de água (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) 
Com quatro meses sem chuvas, o Ceará vive atualmente um dos piores períodos de estiagem dos últimos 40 anos, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A falta de chuvas repecute diretamente no volume dos açudes que contribuem para o abastecimento de água em todo o Ceará.
Dos 139 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apenas o açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, está com volume acima de 90% da capacidade de abastecimento. Atualmente o reservatório acumula cerca de 31 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 93% da sua capacidade total.
Outros quarenta açudes apresentam volume abaixo de 30%, como o Carmina (14%), localizado no município de Catunda; Santa Maria (14%), no município de Ererê; Penedo (21%), em Maranguape; Pompeu Sobrinho (23%), em Choró; Jerimum (10%), em Irauçuba; Farias de Sousa (22%), no município de Nova Russas; Souza (14%), em Canindé; Madeiro (6%), no município de Pereiro; e Sucesso (8%), em Tamboril.
De janeiro a setembro deste ano, o volume acumulado no estado caiu cerca de 15%. No início do ano a água acumulada nos reservadorios representava 70,93% do total de armazenamento.
informações do G1 Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!