quinta-feira, 1 de março de 2012

Campanario Net Saúde (Câncer Retal)

O QUE É?
O câncer colorretal é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou o reto, acometendo a parede intestinal, e que dependendo do grau de invasão desta, pode comprometer outros órgãos, quer directamente, quer através de metástases. Este tipo de câncer é um dos mais freqüentes, e em geral está relacionado ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, história familiar de câncer colorretal, predisposição genética, à dieta rica em carnes vermelhas, e possivelmente, à dieta pobre em fibras.
Este tipo de câncer abrange tumores em todo o cólon, reto, e apêndice. Aproximadamente 655 mil pessoas por ano morrem por causa deste tipo de câncer, sendo a terceira forma de câncer mais comum e a segunda maior causa de morte no mundo ocidental.[1] Acredita-se que muitos tumores originam-se de pólipos no cólon adenomatosos. Tais pólipos são geralmente benignos, mas podem desenvolver-se em tumores malignos com o tempo. Na maioria das vezes, o diagnóstico de câncer colorretal é feito através de colonoscopia.

TRATAMENTO.
Consiste na retirada do tumor, que pode ser endoscópica (colonoscopia) ou cirúrgica. A ressecção endoscópica é realizada nos casos iniciais do câncer, ou seja, naqueles em que não houve o comprometimento mais profundo da parede do intestino. Nos casos cirúrgicos, o segmento intestinal comprometido é ressecado, e o trânsito intestinal reconstruído, sempre que possível. Além disso, pode haver a necessidade de tratamento complementar com quimioterapia e radioterapia, que são indicados antes ou após a cirurgia, e nos casos mais avançados, para que se evitem ou se tratem as lesões metastáticas.
Fonte: wikipédia/ issoébizarro

4 comentários:

  1. O que foi que ouve Darlan, vc não falava em politica agora ta tendo até enquete.

    ResponderExcluir
  2. Poisée decidimos nos adequar ao ano político mais não como outros sites ou blogs que se usam para apoiar ou derrubar políticos é apenas para utilidade pública'...
    E valeu pela observação!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre olho seu blog e é um orgulho pra Campanário e região vê seu trabalho visto e divulgado, com noticias de campanário e outras cidades vizinhas, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Valeu bom ser reconhecido apesar das patadas de muitos'

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!!!