quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projetos de lei antipirataria dos EUA geram protestos na internet

Dois projetos de lei sobre a pirataria na internet estão alimentando muita discussão nos Estados Unidos. E nesta quarta-feira (18), geraram também protestos em vários sites americanos.
A página em inglês da maior enciclopédia online do mundo amanheceu sem conteúdo. Só uma curta mensagem: "imagine um mundo sem conhecimento livre". Já a página americana do maior site de buscas apareceu com uma tarja preta no próprio nome.
Os protestos são contra dois projetos que estão sendo discutidos no Congresso americano para acabar com a pirataria online - como as cópias, de graça, feitas sem autorização - e impedir o compartilhamento ilegal de vídeos e músicas.
Os projetos têm o apoio das gravadoras e dos estúdios de cinema dos Estados Unidos. Eles querem uma legislação mais eficiente, que proteja os direitos autorais e os empregos do setor.
As leis que estão sendo propostas responsabilizam os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, caso divulguem algum endereço eletrônico que ofereça conteúdo ilegal.
E as penas incluem o fechamento do site que levar o internauta até os piratas e prisão de até cinco anos para os responsáveis.
De acordo com Google, Wikipedia, Youtube, Yahoo, Twitter, Facebook , os projetos dão margem à censura e comprometem a liberdade na internet.
As empresas dizem ainda que não apoiam a pirataria, mas consideram os projetos abrangentes demais. Em Nova York, manifestantes protestaram em frente ao prédio onde ficam os escritórios de senadores. A Casa Branca pediu que os dois lados trabalhem juntos.
Para o governo americano, é preciso chegar a uma legislação que evite o risco de censura sobre a atividade legal na internet - mas que proteja a economia e os empregos do mal causado pela pirataria.
O protesto também teve o apoio de alguns sites no Brasil.

Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!