sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

BRASIL REDUZ BILHÕES EM IMPOSTOS PARA INCENTIVAR CONSUMO

O governo decidiu agir para tentar reduzir a contaminação do Brasil com o caos financeiro internacional. Na primeira ação coordenada semelhante à da crise de 2008, a equipe econômica anunciou hoje um pacote de bondades em que o governo abre mão de R$ 7,56 bilhões em impostos para incentivar o consumo de vários produtos, de geladeiras a macarrão, muitas vezes via crédito. O esforço é para que a economia cresça 5% no próximo ano, bem acima das previsões mais otimistas dos economistas.

"Temos como impedir a contaminação e preparamos um 2012 com crescimento em torno de 5%. Nossa força continua na demanda interna e queremos entrar 2012 acelerando", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao anunciar as medidas junto com o colega do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. "Temos arsenal grande", completou Mantega, ao comentar que novas medidas podem ser anunciadas em caso de piora da crise.

Ele adiantou ainda que o setor têxtil deverá ser beneficiado em breve.

Momento simbólico
O anúncio do pacote não poderia ser em data mais simbólica: no dia seguinte ao depósito da primeira parcela do 13º salário, à redução do juro básico da economia (Selic) e no início do melhor mês das vendas para o comércio varejista.

Juntas, as novidades tentam criar um ambiente de mais confiança para que os brasileiros saiam às compras. Pelos planos do governo, isso poderia criar um círculo virtuoso: demanda resulta em mais produção que exige novos empregos. É a mesma receita usada na crise passada, quando reduziu-se o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de automóveis.

Linha branca
A lista de incentivos começa com eletrodomésticos que devem ficar pelo menos 10% mais baratos. Até 31 de março de 2012, o IPI das geladeiras, por exemplo, será reduzido de 15% para 5%. Fogões e tanquinhos passam a ter IPI zero. Antes, as alíquotas desses itens variavam de 4% a 10%.
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!!!