sábado, 17 de setembro de 2011

Planeta com dois sóis é descoberto pela Nasa

Um planeta com dois sóis foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), segundo estudos publicados na última quinta-feira (15) pela revista americana "Science".

O novo astro, com dois sóis, descoberto pelo telescópio Kepler
Foto: NASA



O  par de estrelas está a cerca de 200 anos luz de distância da Terra e o planeta que as orbita foi nomeado Kepler-16b.
A descoberta evoca a saga Guerra nas Estrelas, onde o personagem protagonista, Luke Skywalker, cresce em um planeta com dois sóis, o famoso Tatooine. 

                                  

As condições climáticas de Kepler-16b, porém, em nada se parecem com o deserto ensolarado de Tatooine. Trata-se de um lugar frio e gasoso,com temparaturas que chegam a -100 ºC. Provavelmente incapaz de abrigar vida, dizem os atrônomos."Kepler-16b é o primeiro exemplo de planeta circumbinário - que orbita não uma, mas duas estrelas - de existência confirmada", disse o astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, Josh Carter, um dos autores da descoberta. 

"Mais uma vez, descobrimos que nosso sistema solar é apenas um exemplo da diversidade de sistemas planetários que a natureza pode criar", diz ele em comunicado.
Lançada em 2010, a missão Kepler tem como objetivo encontrar planetas fora de nosso sistema solar – principalmente os que possam reunir condições para o desenvolvimento da vida. Sistemas planetários inteiros já foram detectados pelo projeto, além de vários ‘’candidados’’a planetas.

2 comentários:

  1. Muito boa essa matéria, principalmente pela forma clara de dar a notícia sem enrolar nas palavras, porque conteúdos científicos causam uma doideira se não escrito numa linguagem clara. E quem está interessado em conhecer a ciência entenderá sem nenhum problema.
    Espero que blogs assim divulgue mais sobre a ciência e suas maravilhas.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Vlw cara fazemos de tudo para deixar os leitores informados com o mundo através de uma linguagem clara e objetiva.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação!!!